Viajando pelo Japão com JR Rail Pass

JR Rail Pass

Hora de pegar a estrada ou os trilhos, para viajar dentro do Japão optamos pelo JR Rail Pass de 7 dias que custa 233 dolares e te da direito a andar em toda a malha ferroviaria da JR alem de algumas linhas de metro e companhias associadas. Mas o melhor de tudo é que você pode andar no novo  Shinkansen N700, mas infelizmente [dica1] o passe não vale para novissimo Hayabusa… e para algumas linhas expressas do trem-bala.

Vale a pena? Se a ideia é visitar mais de uma cidade, por exemplo Tokyo e Kyoto o passe ja ta valendo, só a passagem ida e volta usando o trem-bala já sai mais caro que o JR Rail Pass. OK, tem outras formas, muito mais barato como ônibus e trem local,  mas se levar em consideração o tempo de viagem que é de 3 horas do trem bala contra o dia todo de trem comum ou ônibus, a economia de tempo no deslocamento já compensa, quando se esta viajando, cada minuto que você perde é uma coisa a menos para se visitar…

Como comprar? O passe só pode ser comprado fora do Japão [dica2] então é obrigatório adquirir ele antes da viagem. Varias agencias de viagem e lojas on-line vendem o passe, nos compramos através do JRpass.com que é uma agencia sediada na Inglaterra e vende o passe para o mundo todo. A compra é bem simples, tudo feito on-line e a entrega é feito via Fedex, super rapido e seguro.

Como funciona? O passe pode ser comprado e utilizado por qualquer pessoa não residente no Japão, inclusive japoneses que residem fora do Japão.
Você compra o passe ( antes da viagem ) e leva ele junto na viagem, assim que chegar no Japão é só ir até uma das estações principais da cidade, [dica3] normalmente as estações onde os trem-bala param, para ativar o seu passe. O balcão para ativar o seu passe normalmente fica no mesmo balcão para comprar passagem antecipado e por incrível que pareça a maioria ou quase todos os atendentes não falam quase nada de inglês, então chegue preparado.
Apos o passe ativo você tem 7, 14 ou 21 dias corridos para usar conforme o tipo de passe adquirido. [dica4] A ativação não precisa ser feito na data do inicio do uso, por exemplo você pode ir no balcão no dia 10 para ativar ele para o dia 12.

jr rail pass

Lunch time!

Como usar? Depois de ativo é muito simples, para os trens locais da JR, perto das catracas eletrônicas sempre tem um atendente. É só mostrar o passe para ele e entrar para dentro da plataforma, na saída o mesmo processo, passa pelo balcão lateral e mostra o passe para o funcionário.

midori madoguchi

midori no madoguchi

No trem-bala, se quiser reservar acento precisa se dirigir até o “Midori no Madoguchi” que tem um logotipo como esse do lado, mas [dica5] chege no balcão preparado, ninguém fala inglês, o ideal é você pesquisar o trem, horario e destino que se quer ir no Google Maps e anotar tudo em um papel antes e só mostrar o papel na hora, se você não fala japonês esse é o melhor jeito. Reservar o assento não custa nada, mas se quiser ir ser reservar lugar, o tem-bala sempre tem vagões de assento livre, ai é só mostrar o passe na catraca e ir para a plataforma, se estiver lotado vai ter que viajar de pé. Se o trecho for curto ok, mas se o deslocamento for longo, faça reserva, não custa nada. [dica6] Para viajar nos trens leito é preciso pagar uma taxa mesmo com o JR Rail Pass e preciso reservar também.

Como planejar ? Pretende viajar de trem pelo Japão, planeje antes da viagem, existem muitos app por ai que traça rotas de trem, mas na minha experiência a melhor forma de planejar um roteiro de trem é usando o Google Maps! Escolhendo o ponto de inicio ( pode ser seu hotel ) até o destino ele traça o percurso as conexões necessárias e os horários disponíveis.

jr rail pass

O Google Maps tira um pouco da “emoção” de planejar uma trip, mas poupa bastante tempo, em 1998 quando fiz o meu primeiro mochilão de trem pelo Japão não tinha Google Maps e a internet ainda estava engatinhando, o negocio foi se virar com um Time Table de 500 paginas. Por falar nisso alguém se lembra do Thomas Cook European Rail Timetable? Quase uma bíblia para viajar pela europa nos anos 90.

Agora é só planejar a viagem e colocar o pé na estrada!

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