Hikone não fica exatamente em Nagoya, na verdade ele não fica no estado de Aichi, fica na margem do lago Biwa no estado de Shiga (cidade irmã de Porto Alegre/RS, tem a praça Shiga que fica no bairro IAPI), mas fica pertinho e da pra ir e voltar no mesmo dia se você estiver hospedado em Nagoya.
Pra chegar em Hikone saindo de Nagoya, você tem que pegar o trem JR para Maibara (米原) setido Gifu, ela sai da plataforma 5 e 6 da estação JR Nagoya (dependendo do horario tem que trocar de trem em Gifu ou Ôgaki). Chagendo em Maibara tem que trocar de trem e andar 1 estação até Hikone (o trem é o que vai para Kyoto/Himeji, sai da plataforma 6), chagando na estação, 5 minutos a pé até o castelo.
Abaixo tem o trajeto até Maibara via JR, a viagem leva 1 hora mais ou menos.
Mas oque tem em Hikone?

Hikonyan
La fica o Castelo de Hikone, construido em 1622, ela mantem a estrutura, muralhas e fossa original e conservadas.
O castelo/parque fica em uma enorme area onde fica o castelo, 2 museus e um Jardim, o Genkyu-en Garden (foto abaixo).
2 pontos legais são a vista do lago Biwa de cima do castelo e o jardim Genkyu-en que fica iluminado a noite, mas acho que a melhor hora pra visitar o jardim é no final de tarde quando o lago vira um espelho d’agua. No local também fica a casa de cha.
Se sobrar tempo pode visitar o lago Biwa, como é uma cidade do interior, fora o castelo e o lago, não tem muita coisa pra se fazer na cidade. Ao lado do castelo fica o Castle Road, uma rua tematica com construções da epoca EDO e muitas lojas com souvenirs, comidas e todo tipo de bugiganga, inclusive o Hikonyan, o mascote da cidade.
Pra quem tiver tempo, pode dar uma esticada até Kyoto que fica a mais ou menos 40min. de trem.
Se tiver um dia de folga vale apena dar um pulo até Hikone. Ha sim, Hikone Castle é designado Tesouro Nacional do Japão, um motivo a mais pra visitar.
O ingresso para todas as atrações custa 1400 yens, a passagem de trem Nagoya-Hikone custa 1460 yens (2920 yens ida e volta).