Dirigir no Japão tem como?

driving license

 

Eu ( como turista brasileiro ) posso dirigir no Japão? 

A resposta é NÃO, não adianta ter a Permissão Internacional ( convenção de Vienna ), não adianta traduzir a carteira brasileiro no JAF. Se você só possui carteira de motorista emitido no Brasil, não tem jeito, não da pra dirigir no Japão sendo turista, infelizmente.

Maaaaas, se você for ficar um tempo no Japão ( normalmente a trabalho, que foi no meu caso ), você pode tirar a carteira de motorista japonês ( esta da foto acima é o meu ), e se você tiver a sua carteira de motorista valido emitido pelo DETRAN fica dispensado das aulas praticas.

Pra quem já tem a carteira ( emitido pelo DETRAN ) da pra fazer tudo em 2 dias tranquilamente (pra mim foi 3 por um descuido, mas isso conto no decorrer do post).

Pra quem quiser fazer a carteira na província de Aichi, os passos são o seguinte:

Documentação:
1. Carteira de motorista brasileiro valido e 1 copia.
2. Tradução da carteira de motorista brasileiro para o japones.
3. Prontuario do DETRAN
4. 2 fotos 3cm x 2.4cm
5. Passaporte com a data/carimbo de entrada no Japão e 1 copia.
6. Juminhyo ( tipo comprovante de residencia )
7. Alien Registration Card ( tipo green card )

Passo 1 :
O primeiro passo é traduzir a carteira de motorista no JAF, em Nagoya ele fica aqui. Da pra ir a pé da estação Kanayama.
A tradução custa 3mil yens e é feito na hora.

Passo 2:
Dar entrada na documentação no centro de habilitação em Hirabari ( Metro Turumai Line até a estação Hirabari, depois pegar o onibus até o final da linha (linha 11, fica atras do elevador da estação e custa 200 yens e paga-se na hora de embarcar).
É bom chegar cedo, o balcão abre as 8:45 e sempre tem um monte gente.
No balcão para transferencia de carteira estrangeiro é só pegar a ficha e dar entrada nos documentos, se tudo tiver OK, tem que preencher o formulario em japones e pagar a taxa de 2400 yens.

Passo 3:
Teste de visão e prova teorico.
O teste de visão não requer pratica nem habilidade e a prova teorica são 10 questões ( tem a opção de fazer a prova em portugues) e tem que acertar 7. São questões de certo/errado. Se esta familializado com as regras basicas de transito, não deve ter problema nenhum.

Se passar na prova, recebe uma ficha com a data do teste pratico, é so levar no balcão e pagar a taxa de 1000 yens.
Com isso termina o primeiro dia, ou não

ps. No Japão existe 2 categorias de licença uma para carros com cambio automático ( que permite dirigir somente carros automáticos, obvio 😛 ) e outro para cambio manual. ( ônibus, moto, caminhão etc são outra categoria como no Brasil )

Passo 4:
O teste pratico funciona da sequinte forma, existem  3 trajetos para a prova ( que é sorteado no dia) e você tem que executar o trajeto. O instrutor não fala absolutamente nada, então você tem que decorar o trajeto e executar. Existem outros carros, caminhões, ônibus, empilhadeira fazendo a prova no mesmo horário, então cuidado.

A prova pratica, diferente do Brasil é feito em circuito fechado simulando uma mini cidade, no final do post tem um video de como é o circuito para a prova.

Então é bom você fazer pelo menos 2 horas de aula pratica pra ter uma noção do percurso e se familiarizar com as dimensões do carro.
As aulas são ministradas no proprio circuito e com os carros que são utilizados no exame.
A matricula na auto escola custa 3500 yens e cada aula de 50min. custa 7mil yens. Pode fazer as aulas no mesmo dia da prova teórica.
O resultado da prova pratica é anunciado no mesmo dia e eles te entregam a carteira na hora. E não esqueça no Japão se dirige na mão inglesa...

Eu levei 3 dias pra fazer a carteira porque não passei de primeira na prova pratica, tinha um carro na frente que caiu numa das valetas do miolo (uma curva em S super estreito) e como eu tava muito próximo parei em uma posição ruim, quando fui sair, pisei com o pneu traseiro no cantinho da valeta, fui desclassifica no hora. Então uma dica, não existe a obrigação, mas mantenha uma distancia razoável do carro da frente.

Nesse site tem os percursos e dicas para todas os percursos da prova pratica.

 

Posted in japan and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 comments

  1. Olá, poderia tirar uma dúvida? o que é esse prontuário expedido pelo detran? (seria a PID).

    Responder

    • Não É O Pid. É Aquele Mesmo Prontuário que ALGUMAS Empresas Daí DO Brasil Pedem Pra Motoristas PROFISSIONAIS.

      Responder

  2. Alguém pode me tirar uma dúvida de CNH.
    Tirei meu prontuário na data de 14/03/16 e estou indo para o Japão na data 09/16 qual o prazo de validade do prontuário?

    Responder

  3. Quanto tempo de carta aqui no Brasil eu posso tirar a habilitação no Japão?

    Responder

  4. Vim embora para o Brasil faz 12 anos,será que a minha habilitação de lá ainda dá pra renovar?

    Responder

    • Da, mas vai ter que fazer o teste prático de novo

      Responder

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *