City tour Cusco

qoricncha

No segundo dia em Cusco, já um pouco mais aclimatado. A manhã ficou para organizar as coisas, descansar um pouco, a tarde teriamos o City Tour de 1/2 dia por Cusco.
O Tour é praticamente o mesmo para todas as agencias de turismo ( muda muito pouco entrem uma e outra, na verdade a agencia vende o Tour e uma outra empresa junta os clientes de varias agencias pra encher a van e fazer o Tour), oque muda é a qualidade do guia e o preço. Todas as atrações ( menos o Qoricancha que é cobrado a parte ) estão no Boleto Turístico.

O nosso tour incluia Qoricancha, Sacsayhuaman, Tambomachay Q’Enqo. Algumas opções oferecida por outras agencias são a Catedral e Puca Pucara.

O almoço foi no McDonalds, sim tem um McDonalds em Cusco. A van do City Tour nos pegou em nosso hotel as 13 horas ( ele vai de hotel em hotel pegando as pessoas para o tour ). As 14 horas chegamos na nossa primeira atração:

Qoricancha

Qori= Ouro e Kancha= Lugar é o Templo Dourado e mais importante do Império Inca. Local que é considerado o Umbigo ou centro do Mundo. E onde ficava o governante Inca e que os Espanhóis fizeram o favor de construir uma igreja em cima…

Qoricancha

De longe ela é aque tem o melhor acabamento, as pedras são esculpidas e encaixadas milimetricamente, é também o em Qoricancha que fica a “menor pedra Inca” ( esse da foto acima ). O motivo? Ninguém sabe, cada guia da sua versão da historia.

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Aparentemente tem cara de fortaleza e diversos informativos descrevem este sítio como tendo a defesa como função. Porém, nosso guia disse que não faz nenhum sentido devido ao seu posicionamento ! (Refletindo um pouco, acho que ele está certo) Mais provável era que fosse outro templo importante. Lá se realiza em 24 de junho a festa de Inti Raymi (Dedicada ao Deus Sol)

Tambomachay

Tambomachay

Em teoria é um local de descanso, utilizado para relaxar. E onde seria o início oficial da trilha Inca (reduzida hoje em dia, devido a grande distância). Outra informação inacreditável é que a água escorre pelos aquedutos com a mesma vazão a 600 anos! Um pouco mais duvidoso é que esta água é a fonte da eterna juventude.

Q’Enqo

Q’Enqo

Local um tanto misterioso…Seu nome significa labirinto. Diz-se que é um local dedicado a fertilidade, e onde faziam rituais de mumificação, e também poderia ser onde realizavam estudos astronômicos. Lá existe uma caverna com uma mesa cerimonial construída com perfeição na rocha gelada.

 

O City Tour normalmente termina as 18 horas, é bom levar um agasalho extra porque faz muito frio no final do dia.

 

 

Posted in [diário de bordo], cusco, peru and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *