GPS pra viagem

holux 241

Chegou o meu GPS Datalogger novo, um Holux 241 e aproveitei para fazer um post explicando um pouco do uso que faço dele nas viagens e as primeiras impressões.

Este GPS é um datalogger, não é oque comumente conhecemos como GPS que serve basicamente pra navegação, os GPS de carro. A função do Holux 241 é ir marcando o caminho onde vou passando durante a viagem e depois fazer um arquivo .kmz para sobrepor no Google Earth, Google Maps ou qualquer outro software de mapeamento.
O resultado fica parecido com a imagem abaixo ( no caso o Google Earth ) onde a linha vermelha representa o trajeto que fiz por terra e o branco por ar.
Assim vou fazendo um mapeamento de todos os caminhos que já fiz, cidades, estradas por onde passei.

Primeira impressões do Holux 241: Achei ele super compacto e bem construído, comparado com o meu gps anterior, um Holux M1000 ( que acabei esquecendo dentro de um avião), ter um display faz toda diferença, da pra configurar o modo de captura, saber quanto tem de memória sobrando, distancia percorrido etc. sem a necessidade de um computador.
O menu de setup certamente foi feito por um engenheiro, é complicadíssimo operar ele! Ele funciona com uma pilha AA oque é uma grande vantagem quando se usa em uma viagem longa.
Fiz uns testes simples,  o nivel de recepção dele parece ser bom.
Uma coisa que achei negativo e que não aceita pilhas recarregáveis, tem que ser alcalina.

Até agora só fiz uns pequenos testes dentro de Porto Alegre, no final do mês vou usar ele “for real” , ai vou poder ter uma opinião sobre o equipamento.

ps. Se você olhou para o GPS e pensou Po! parece um rolo de filme Kodak, esta ficando velho.

Screen Shot 2013-05-14 at 18.00.39

Até uns anos atras usava também para adicionar georeferenciamento nas fotos que eu tirava, assim posso olhar para uma foto daqui a 10 anos e saber onde exatamente ela foi tirado! Mas para isso hoje estou usando o iPhone e um app chamado Gps4cam Pro ( vou fazer um post sobre ele depois ) que facilita bastante na hora de adicionar as coordenadas principalmente em viagens longas ou que se atravessa por vários fusos horários.

Gosto de manter as fotos das viagens organizadas ( hoje já somam 30mil fotos digitais, fora as 35mm ) e um registro dos locais que passei e conheci.

Hoje me lembro bem por onde passei e andei ( ok, as vezes esqueço de alguns detalhes… ) mas quero lembrar das viagens daqui a 50 anos, acho que esses registros são como aquelas fotografias de 20 anos atras, em que você olha e se lembra de tudo que aconteceu, tipo um trigger que aciona sua memória.

Não sei se vocês fazem isso também, mas pra mim faz parte da experiência de viajar. A viajem não termina quando chegamos em casa, faz parte da diversão organizar as fotos depois, analizar o caminho por onde passamos e depois poder relembrar de tudo daqui a 10 anos!

Abaixo, um printscreen da tela de geotag ( Place ) do Aperture, o software que uso pra organizar as fotos.

Aperture geotag

 

 

Posted in [gadget], foto, geotag, Trip Gear and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *