Cingapura – ERP

ERP

Passei boa parte do dia em reuniões, mas dei uma escapada no meio da tarde para retirar os meus ingressos para o GP F-1 de Cingapura!

Passando pela rua tem uma coisa que me chamou a atenção logo que cheguei em Cingapura, são os porticos que tem em vários pontos da cidade com a indicação ERP.
Perguntando para umas pessoas aqui e ali descobri que era um pedágio automático pra circular dentro da cidade. ERP significa Electronic Road Pricing

Se você for até a padaria de carro e passar por um desses pedagios, vai pagar de S$1,00 a S$5,00 dependendo do horario.

leitor ERP no carro

leitor ERP no carro

TODOS os carros, motos, ônibus, caminhão, enfim tudo que utiliza a rua tem dentro do carro uma caixinha com um display e um slot para cartão.
O cartão é semelhante ao cartão de credito, mas o sistema funciona pre-pago, a pessoa vai em uma 7Eleven ou no banco e carrega XX dolares no cartão. Quando se insere o cartão no carrro ele mostra no display qual o saldo atual e quando se passa por um desses ERP mostra o valor descontado na passagem. Se você ficar sem credito ou não estiver com o cartão inserido, o ERP tira uma foto do seu carro e manda uma multa pra você!

Eles também servem para pagar o estacionamento de shopping, estacionamentos públicos e parkimetros.

Achei o sistema muito interessante, conforme o pessoal local, o sistema foi introduzido para diminuir o fluxo de carros no centro da cidade e obrigar o uso de vias alternativas ou o metro, mas pelo jeito não deu muito certo, no final de tarde as ruas estão MEGA congestionadas…  Como um cara me falou “Singapore is all about money…” quase se paga pra respirar.

No final do dia depois de retirar os tickets para o F-1 fui jantar com o pessoal da agencia em um dos restaurantes do Raffles City Shopping Centre, por sinal o mesmo que a equipe Ferrari se hospedou.

F-1

 
 
index singapore

Posted in [diário de bordo], Cingapura and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *